COMO LIDAR COM O MEDO DO DENTISTA EM TRATAMENTOS

A saúde bucal é amplamente considerada um dos aspectos mais importantes de nossa saúde geral. No entanto, talvez tão prevalente seja o medo do dentista. Esse medo comum pode resultar de uma série de emoções relacionadas a preocupações com sua saúde bucal, bem como potenciais experiências ruins que você possa ter tido no dentista durante a sua juventude.

Mas, para algumas pessoas, esses medos podem vir na forma de dentofobia (também chamada de odontofobia). Como outras fobias , isso é definido como um medo extremo ou irracional de objetos, situações ou pessoas - neste caso, dentofobia é o medo extremo de ir ao dentista.

Dada a importância dos cuidados bucais para sua saúde geral, o medo do dentista não deve impedi-lo de fazer exames e limpezas regulares. Ainda assim, não é fácil para qualquer pessoa que tenha medo simplesmente ir ao dentista.

Aqui, discutiremos as possíveis causas subjacentes, bem como os tratamentos e mecanismos de enfrentamento que podem ser um ponto de partida para ajudá-lo a vencer o medo do dentista.

Medo vs. Fobia

Os medos e as fobias são frequentemente discutidos de forma intercambiável, mas esses dois estados mentais têm algumas diferenças marcantes entre eles. Um medo pode ser uma forte aversão que pode causar evasão, mas não é necessariamente algo em que você deva pensar até que o que teme se apareça.

Por outro lado, a fobia é uma forma muito mais forte de medo. As fobias são consideradas um tipo de transtorno de ansiedade e são conhecidas por causar extrema angústia e evasão - tanto que interferem em sua vida diária.

Outra característica da fobia é que não é algo que provavelmente irá causar danos a você na realidade, mas você não pode deixar de sentir que irá.

Quando aplicado ao contexto de ir ao dentista, estar com medo pode significar que você não gosta de ir e adiar as consultas até o momento necessário. Você pode não gostar da sensação e dos sons dos instrumentos usados ​​durante as limpezas e outros procedimentos, mas os tolera de qualquer maneira.

Em comparação, a dentofobia pode apresentar um medo tão forte que você evita o dentista por completo. Mesmo a simples menção ou pensamento do dentista pode causar ansiedade. Pesadelos e ataques de pânico também podem ocorrer.

As causas e o tratamento do medo do dentista e da dentofobia podem ser semelhantes. No entanto, uma fobia legítima do dentista pode levar mais tempo e trabalho para lidar.

Causas do medo de dentista

O medo do dentista geralmente é causado por experiências anteriores negativas. Você pode ter tido medo do dentista quando criança, e esses sentimentos permaneceram com você à medida que crescia.

Algumas pessoas também têm medo dos ruídos das ferramentas que os dentistas e higienistas dentais usam para limpar os dentes e fazer exames, portanto, pensar nisso também pode causar alguns medos.

Por definição, uma fobia é um medo extremo. Isso também pode estar ligado a uma experiência negativa no passado. Talvez você tenha sentido dor, desconforto ou uma falta geral de empatia em um consultório dentista, e isso criou uma aversão significativa a ver outro dentista no futuro.

Além de medos e fobias ligados a experiências anteriores, também é possível sentir medo de um dentista por causa de preocupações que você possa ter sobre sua saúde bucal. Talvez você tenha dor de dente ou sangramento nas gengivas, ou talvez simplesmente não vá ao dentista há vários meses ou anos e esteja com medo de receber más notícias.

Qualquer uma dessas preocupações pode fazer com que você evite ir ao dentista.

Tratamentos

O medo moderado de ir ao dentista é melhor remediado indo ao dentista em vez de evitá-lo. No caso de um tratamento dentário significativo, você pode pedir para ser sedado para não acordar durante o procedimento. Embora não seja uma prática comum em todos os consultórios, você pode encontrar um dentista que possa atender aos seus desejos de sedação.