PERI-IMPLANTITE: O QUE É E COMO ELA PODE LEVAR A PERDA DO IMPLANTE?

A peri-implantite é uma inflamação que acomete os tecidos ao redor do implante, levando a perda óssea peri-implantar. Quais são os primeiros sintomas?

O primeiro sintoma da peri-implantite é a mucosite, uma inflamação da gengiva ao redor do implante. A região costuma ficar vermelha, dolorida e inchada.

A peri-implantite tem cura? Sim, a peri-implantite tem cura. É importante não deixar o caso se agravar e procurar ajuda profissional logo nos primeiros sintomas.

Como é o tratamento?

O tratamento da peri-implantite é realizado através da limpeza do implante com ultrassom, profilaxia e escovação.

Além disso, é importante que o paciente receba a orientação dos cuidados de higiene adequados a fim de evitar a perda do implante.

Se a peri-implantite não for devidamente tratada, as bactérias continuarão ativas causando inflamação e reabsorção óssea até a perda do implante.

Causas e prevenção

• A principal razão do desenvolvimento da peri-implantite é a presença de bactérias na boca.
  • A escovação dos dentes precisa ser muito bem feita, removendo toda a placabacte riana ao redor dos dentes.
  • A questão genética também favorece o desenvolvimento da peri-implantite, além de fatores como o mau posicionamento do implante, pacientes com xerostomia (boca seca) e fumantes.
  • Além da higiene adequada, as visitas periódicas ao dentista e o controle radiográfico são indispensáveis na prevenção da peri-implantite.