PRÓTESE PROTOCOLO SOBRE IMPLANTES – O QUE É? QUAIS AS VANTAGENS ? COMO É O TRATAMENTO?
A prótese protocolo é uma reabilitação oral para quem perdeu todos os dentes ou tem indicação de exodontia dos dentes remanescentes.
Temos 2 opções de tratamento :
Prótese total convencional(dentadura) ou prótese protocolo parafusada sobre os implantes. Esta prótese tem uma estrutura metálica interna e é revestida por cerâmica ou resina com dentes pré fabricados.
A grande vantagem da Prótese Protocolo para a dentadura convencional é que ela não se apoia sobre as gengivas e mucosas, e por ser fixa ela também não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar, evitando quaisquer constrangimentos que a prótese removível comum possa causar.
Outras vantagens da prótese protocolo:
- maior eficiência e segurança para mastigar e falar;
- diminuição do processo de reabsorção óssea dos rebordos alveolares;
- melhora da autoestima acabando com o constrangimento de ter que retirar a prótese para higienizar ou em procedimentos hospitalares;
- melhor absorção dos nutrientes ingeridos dados pela mastigação mais eficiente;
- rejuvenescimento facial dado pela devolução do volume perdido através da prótese.
Como é o tratamento?
Vamos falar agora sobre o protocolo da arcada inferior onde geralmente temos um osso mais denso e em quantidade suficiente evitando a necessidade de enxerto ósseo.
Na arcada inferior o tratamento é dividido em 2 fases, na 1ª fase faremos as exodontias e colocação imediata dos implantes (4 a 5 implantes) e se possível uma prótese imediata PROVISÓRIA SOBRE OS IMPLANTES. Esperamos por volta de 3 a 4 meses para iniciarmos a 2ª fase que consiste na colocação da prótese permanente.
Já na arcada superior geralmente o tratamento é mais complexo devido à necessidade de enxerto ósseo em muitos casos. Neste caso o tratamento é composto por 3 fases: 1ª fase: exodontias + enxerto ósseo. Após 5 meses podemos realizar a 2ª fase que consiste na colocação dos implantes ( 8 a 9 implantes) com uma prótese imediata PROVISÓRIA SOBRE OS IMPLANTES. Esperamos por volta de 3 a 4 meses para iniciarmos a 3ª fase que consiste na colocação da prótese permanente.
As fases cirúrgicas são realizadas em sala cirúrgica não hospitalar seguindo todo o protocolo de paramentação e assepsia de centro cirúrgico. Preconizamos o uso da sedação consciente com oxido nitroso ou mesmo a presença de médico anestesista para uma sedação intravenosa moderada. A sedação traz conforto e segurança para o paciente.
Espero ter esclarecido possíveis duvidas deste tratamento que é tão eficiente e benéfico para o paciente.