
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A ANESTESIA E A SEDAÇÃO?
O que é a anestesia?
A anestesia é o estado de percepção da ausência da dor durante um procedimento cirúrgico, um exame diagnóstico ou um tratamento odontológico. A anestesia pode ser geral, isto é, para o corpo todo, ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Este procedimento faz uso de drogas anestésicas no paciente que agem para que o cérebro não reaja à dor durante o procedimento.
Existem três tipos diferentes de anestesias:
- Anestesia Geral: Perda reversível e controlada da consciência, algumas funções fisiológicas essenciais, como a respiração, são interrompidas e precisam ser mantidas de forma artificial. O paciente recebe também drogas para paralisar os movimentos dos músculos.
- Anestesia local: Neste procedimento apenas uma pequena área focal é medicada para que o paciente não sinta dor. Esta anestesia é usada no atendimento odontológico.
- Anestesia regional: O procedimento de anestesia regional funciona de maneira que as drogas são aplicadas para que uma determinada região do corpo seja incapaz de sentir dor, sem que a consciência seja suprimida.
O que é a sedação?
A sedação é o controle da consciência, que torna o paciente menos consciente sobre o ambiente e sobre si. Neste estado os pacientes podem estar sonolentos mas não inconscientes, também não sentirão dor e a resposta aos estímulos externos é limitada. Os medicamentos sedativos são popularmente conhecidos como sedativos.
Existem três tipos diferentes de sedação:
- Sedação mínima: Este método é usado para aliviar a ansiedade do paciente, possuindo nenhum ou pouco efeito em relação à consciência do paciente.
- Sedação moderada: Age deprimindo um pouco da consciência e deixa o paciente capaz de responder aos estímulos externos.
- Sedação profunda: Na sedação profunda o paciente responde apenas aos estímulos dolorosos fortes ou consecutivos.
Nos tratamentos odontológicos em consultório utiliza-se a sedação mínima e moderada
Sedação moderada com oxido nitroso associado a medicação.