Clareamento dental : o que devo saber?
Um sorriso mais branco e brilhante é muito mais atraente. A sociedade moderna praticamente exige dentes mais brancos e a odontologia está preparada para criar sorrisos assim, de uma maneira cada vez mais segura e rápida utilizando-se tanto do clareamento dental a laser ou do clareamento dental caseiro com moldeira utilizado com recomendação do dentista.
Como funciona o clareamento dental a laser em consultório?
Os tratamentos a laser têm se tornado uma parte importante da mais recente tecnologia médica. No sistema de branqueamento dos dentes a laser, a luz do laser ativa os cristais dentro do gel de branqueamento. Todos os sistemas para clareamento dental a laser em consultório são bons, e a diferença não está no potencial clareador, o que muda é o dessensibilizante utilizado para cada um. O Laser ajudará na diminuição da sensibilidade pelo seu efeito terapêutico e clareamentos como o Zoom possui uma formulação exclusiva de clareador na qual além de diminuir a sensibilidade reforça a camada superficial e fortalece os minerais dos dentes. Existem ainda clareadores que são autocatalizados que dispensam o uso de luz de ativação e do laser para a sensibilidade. Estes procedimentos envolvem o uso cuidadoso e controlado de um gel de peróxido de hidrogênio de concentração relativamente alta, aplicado aos dentes pelo dentista após as gengivas terem sido protegidas. Durante o tratamento o dentista acompanha e observa as reações causadas no paciente, tanto no que diz respeito à eficácia, como ao grau de sensibilidade. Com algumas precauções é possível realizar o clareamento dental com segurança e minimizar a sensibilidade.
Como é o processo de clareamento dental?
O clareamento na verdade é uma reação química. As substâncias vão liberar oxigênio, que é um radical livre. Dentro do dente existem os pigmentos que levaram ao escurecimento dental. O oxigênio penetra na intimidade do esmalte do dente e quebra a cadeia de pigmentos em pequenas moléculas que são eliminadas por processo de difusão, isto é, uma reação química de oxidação que converte os pigmentos em dióxido de carbono e água. O dente é permeável e o efeito é cumulativo, portanto a cada seção o dente vai clareando cada vez mais até eliminar toda pigmentação. O clareamento dental a laser, é uma forma rápida e confortável que utiliza o peróxido de hidrogênio como substância clareadora e aplica-se a luz do laser. Como descrito no paragrafo anterior existem sistemas de branqueamento que não utilizam o laser para diminuir a sensibilidade, mas sim substâncias no gel que fazem esse papel. Porém o nome clareamento dental a laser se tornou quase como um sinônimo de clareamento dental no consultório.
Qual o passo a passo do clareamento a laser?
No primeiro passo, o dentista limpa cada dente para remover a placa. Depois das gengivas isoladas, o gel de branqueamento dos dentes é aplicado seguido por uma aplicação especial de laser de luz, ou não... Clareamento dental a laser é a melhor opção para aqueles que não querem esperar por muito tempo para ver os resultados de seus tratamentos de clareamento dos dentes. É um método de odontologia estética, que se destina a eliminar manchas e descoloração, bem como para clarear a pigmentação nos dentes. Clareamento dental a laser não tem efeitos colaterais, e os dentes permanecem brancos, a duração de um tratamento a laser pode variar, dependendo da utilização. Um laser é silencioso e não faz nenhum contato físico com os dentes.
Claremento dental profissional x clareamento caseiro. Quais as diferenças?
Em casa ou no consultório o clareamento é feito com uma espécie de gel, qual a diferença entre os dois tratamentos? O gel aplicado pelo dentista no consultório tem uma concentração maior em relação ao utilizado no método caseiro. O gel protagonista no consultório é o peróxido de hidrogênio a 37% que é ativado ou não com o auxílio de um “led” e é conhecido como clareamento dental a laser. No clareamento dental caseiro o gel em questão é normalmente o peróxido de carbamida a 10 ou 16% para uso noturno, ou o peróxido de hidrogênio a 6 ou 7,5% de concentração para uso durante o dia. Utiliza-se também em outros casos como o walking bleach géis de peróxido de carbamida a 37% mas esse não é o objetivo deste texto.
Por que o clareamento dental a laser é mais rápido e eficaz?
A revolução do Clareamento Dental com Laser não é por acaso. É surpreendentemente mais rápida e confortável: apenas 1 hora, em média, com todo o bem-estar, sem anestesia e sem dor. E o paciente tem a segurança de ter um cirurgião dentista cuidando de sua saúde oral e garantindo eficiência nos resultados. O melhor método para um resultado rápido, eficaz e duradouro é a associação dos dois métodos de clareamento o caseiro com moldeiras juntamente com o clareamento dental a laser.
Quais as indicações do clareamento dental?
A principal indicação do clareamento dental é a necessidade estética do paciente, por isso converse com o seu dentista se tiver interesse em realizar o procedimento.
Quais são as contraindicações do clareamento dental?
As principais contraindicações são:
- Pacientes menores de 15 anos
- Mulheres grávidas
- Pacientes com cáries
- Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
- Pessoas com expectativas além da realidade
- Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.
- Cuidados após a realização do clareamento dental
- Durante o clareamento, deve-se evitar o consumo de alimentos coloridos, como: Cenoura, Beterraba, Café, Chá, Vinho tinto e Outros.
- Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade.
Quais são os benefícios do clareamento dental?
O principal benefício do clareamento dental é o bem estar do paciente com sua aparência.
Quais são os efeitos colaterais do clareamento dental?
- A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada. Confira aqui dicas para evitar a sensibilidade nos dentes!
- A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.
- A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.
É preciso fazer o clareamento dental mais de uma vez na vida?
O clareamento não é feito por necessidade, mas por motivação pessoal. O dente escurece com o passar dos anos por que a dentina se forma continuamente dentro do dente, e assim uma camada mais espessa de dentina acaba mostrando um dente mais amarelo. Por causa disso, algumas pessoas gostam de repetir o clareamento depois de alguns anos.
Onde realizar clareamento dental a laser em São Paulo?
Na Clínica Patrícia Galli! Ligue hoje mesmo para clínica (11) 5081.6219 e marque sua consulta para saber tudo sobre o clareamento dental a laser.