Facetas de cerâmica são trabalhos odontológicos e estéticos feitos de cerâmica e indicados para reparar danos em pacientes que têm dentes manchados, com formato inadequado, cor indesejada, tamanho.
A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes. Ou seja, as facetas são indicadas para quase todas necessidades de alteração da estética dos dentes.
As facetas de cerâmica são colocadas apenas nos dentes da frente. Mas em algumas situações, os pré-molares podem contrastar com as facetas colocadas. Nesses casos, estendemos até os pré-molares.
O mesmo deve ser observado com os dentes inferiores. Se os de cima vão ficar claro e os inferiores são escuros, seria ideal que se realizasse o procedimento também nos dentes da região inferior, para que quando os superiores estiverem perto dos inferiores, não se perceba diferença de cor.
Qual o material utilizado para aplicação das facetas de cerâmica?
O material utilizado atualmente é o dissilicato de lítio.Ele é mais resistente que as cerâmicas tradicionais e, por ser mais resistente, pode ser feito em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, recebendo o nome de de lentes de contato. Um dos grandes avanços que ocorreu nas facetas, além do material em si, foram os produtos para colagem das peças. Os agentes de união entre dente e o dissilicato de lítio são extremamente eficientes, o que dá muita segurança aos profissionais e pacientes.
Como é feita a preparação do dente para a colocação de facetas de cerâmica?
De modo geral, o paciente vai ao consultório para a primeira consulta, onde é feita uma avaliação geral da boca. Em seguida é feita uma moldagem, que pode ser através scanner bucal ou pelo método tradicional. As alterações necessárias nos dentes são feitas por meio de um programa de computador ou pelo protético, que faz os dentes em cera.
Se o molde for feito pelo protético, copiamos os dentes em cera e os reproduzimos em resina bisacrílica na boca. Ou, se for realizado por meio de scanner bucal, fazemos as alterações dentárias no computador.
Em seguida, o profissional conversa com o paciente sobre cor, formato, tamanho e posição dos dentes. Tudo concluído, enviamos o modelo para o protético e o mesmo é manualmente reproduzido ou enviamos a montagem realizada pelo scanner bucal para uma fresadora e esta faz nos mínimos detalhes o que foi planejado.
Como é feita a aplicação das facetas de cerâmica?
Após as facetas prontas, vem a fase de colocação. Uma boa recomendação é que o dentista faça uma prova junto com o paciente para ver se as facetas de cerâmica estão boas.
No momento de colocar as facetas de cerâmica, é necessário que seja feito um desgaste de leve a moderado na região vestibular do dente (na frente) Se o desgaste do dente for muito leve, ou seja, se não chegar na dentina, é possível fazer a colagem das lentes sem anestesiar o paciente.
Se o caso necessitou de preparos mais profundos, que chegaram em dentina, o ideal é que se anestesie para evitar qualquer tipo de desconforto. Isso porque um dos produtos utilizados para preparar o dente para receber a resina que vai unir a cerâmica é o dissilicato de lítio, que por ser ácido, pode causar um desconforto em dentes mais sensíveis. Desta forma, o dentista consegue trabalhar de maneira mais confortável, sem o paciente ficar se mexendo ou aguentando uma dorzinha.
De forma geral, geralmente o processo de colocação das facetas de cerâmica é feito em etapas. Em resumo, é necessária uma sessão para fazer os dentes em resina bisacrílica e ver se o paciente gosta. Em seguida, uma nova consulta para preparar e moldar os dentes, independente de qual o método utilizado. E uma consulta para provar os dentes de dissilicato de lítio.
Tudo resolvido, o protético faz as alterações necessárias e na próxima consulta as facetas são colocadas, com a certeza de que é exatamente o que queríamos desde o início.
Como cuidar das facetas de cerâmica?
Assim como qualquer tratamento odontológico, é necessária a realização de manutenção. A maneira mais econômica de manter seus trabalhos em ótimo estado de saúde e visitando de tempos em tempos o profissional que realizou o trabalho.
Qual é a duração das facetas de cerâmica?
As facetas duram muitos anos, pois elas são tão intimamente grudadas aos dentes. Costumo dizer que é mais fraturar o dente do que remover a faceta.
No entanto, pode acontecer de a gengiva subir com os anos e precisar mudar o trabalho para manter a estética do dente. Além disso, pode ocorrer alguma falha na cimentação, adaptação, ou alguns locais começarem a manchar. No entanto, esses são problemas com pouca incidência em dentistas cuidadosos.
Qual a diferença entre facetas de cerâmica e lentes de contato dental?
Antigamente as facetas de cerâmica eram feitas com um tipo de cerâmica que não tinha muita resistência e corriam o risco de fraturar. Por isso não era possível fazer dentes finos com esse material, pois a faceta tinha que ter espessura suficiente para evitar fratura.
As facetas da atualidade são feitas com dissilicato de lítio, que tem as mesmas características das cerâmicas, mas são extremamente resistentes à fratura. E com os novos materiais para união da faceta com o dente, ela nunca mais solta, exceto por falha na cimentação.Como ela é muito resistente, você consegue fazer facetas extremamente finas, as chamadas lentes de contato.