Sedação é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência do paciente sem afetar sua capacidade de respirar e responder à estímulos físicos e comando verbal.
Como funciona o tratamento dental sob sedação?
- Na sedação venosa o médico anestesista aplica uma medicação (benzodiazepínicos entre outras), por via endovenosa (veia).
- O paciente então dorme, não vivenciando o tratamento odontológico realizado.
- Sendo assim todo o tratamento pode ser realizado em um só dia.
- Após a cirurgia o paciente fica em recuperação até a alta, no mesmo dia.
Sedação endovenosa não é anestesia geral, sendo um procedimento mais seguro e menos invasivo que a anestesia geral.
Na sedação endovenosa, o médico anestesista permanece na sala de cirurgia durante todo o procedimento, monitorando funções vitais, tais como pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação sanguínea e eletrocardiograma. Se comparado a procedimentos sob anestesia local diminui os riscos para o paciente, pois há menos uso de anestésicos locais e um total controle dos sinais vitais do paciente.
Qual a indicação para tratamento dental sob sedação?
A sedação é indicada para pacientes que tem ansiedade, medo de sentir dor, irritação com o barulho do motor, medo da agulha de anestesia, de sangue entre outros e para procedimentos cirúrgicos mais extensos onde não haja necessidade de internação hospitalar.
Para quem é recomendado o tratamento dental sob sedação? Quais benefícios ao paciente?
A sedação dá uma sensação de conforto para o paciente facilitando o trabalho do dentista.
Qualquer paciente com boa saúde geral após avaliação criteriosa pelo médico anestesista pode se submeter a sedação.
Bem indicado para pacientes ansiosos, que apresentam medo de dentista, tratamentos prolongados, pois traz conforto durante o procedimento.
Em quais procedimentos odontológicos pode ser usada a sedação?
Pode ser usada na implantodontia, reabilitação oral, odontologia estética, endodontia, cirurgia de extração de ciso, dentística, etc. Indicado também para agilizar o tratamento para pessoas bastante ocupadas e que não querem vivenciar o tratamento.
Quais as vantagens de realizar tratamento odontológico sob sedação?
- A sedação também diminui a liberação de substâncias no sangue (devido ao estresse) que provocam o aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca durante o procedimento.
- O pós-operatório se torna mais tranqüilo e menos doloroso. São administradas também, durante o procedimento, medicações endovenosas para a dor, antiinflamatórios e em alguns casos antibióticos.
Onde deve ser realizado procedimento dentário com sedativo?
A sedação deve ser feita em clinicas que tenham blocos cirúrgicos e toda aparelhagem adequada para o procedimento. É muito indicada nos tratamentos intensivos, usando o conceito Day Clinic, no qual todos os procedimentos odontológicos são feitos em geral em uma única sessão. O tratamento intensivo associado à sedação não só acelera a conclusão do trabalho, mas principalmente melhora a qualidade da odontologia estética, implantodontia e outros procedimentos.