Skip to main content

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO COM SEDAÇÃO. COMO FUNCIONA?

A ideia de limpar os dentes deixa seu corpo todo tenso de medo? Você prefere suportar a agonia de uma dor de dente do que pisar no consultório do dentista ? Você não está sozinho. Muitas pessoas têm tanta fobia de ir ao dentista que preferem não fazer nenhum tratamento.

Para as pessoas que evitam dentistas como a peste , a odontologia sedativa pode tirar um pouco de sua ansiedade . A sedação pode ser usada para tudo, desde procedimentos invasivos até uma simples limpeza dos dentes . Como é usado depende da gravidade do medo.

O que é tratamento odontológico sedativo?

A odontologia com sedação usa medicamentos para ajudar os pacientes a relaxar durante os procedimentos odontológicos. Às vezes é chamada de " odontologia do sono ", embora não seja totalmente preciso. Os pacientes geralmente estão acordados, exceto aqueles que estão sob anestesia geral .

Os níveis de sedação usados ​​incluem:

  • Sedação mínima - você está acordado, mas relaxado.
  • Sedação moderada (anteriormente chamada de "sedação consciente") - você pode arrastar as palavras ao falar e não se lembrar muito do procedimento.
  • Sedação profunda - você está no limite da consciência, mas ainda pode ser despertado.
  • Anestesia geral - você está completamente inconsciente.

Que tipos de sedação são usados ​​em odontologia?

Os seguintes tipos de sedação são usados ​​em odontologia:

  • Sedação mínima inalada . Você respira óxido nitroso - também conhecido como "gás hilariante" - combinado com oxigênio por meio de uma máscara colocada sobre o nariz. O gás ajuda você a relaxar. Seu dentista pode controlar a quantidade de sedação que você recebe, e o gás tende a passar rapidamente. Esta é a única forma de sedação em que você pode dirigir para casa após o procedimento.
  • Sedação oral . Dependendo da dose total administrada, a sedação oral pode variar de mínima a moderada. Para uma sedação mínima, você toma um comprimido. Normalmente, a pílula é Halcion , que é um membro da mesma família de medicamentos do Valium , e geralmente é tomada cerca de uma hora antes do procedimento. A pílula vai deixá-lo sonolento, embora você ainda esteja acordado. Uma dose maior pode ser administrada para produzir sedação moderada. Esse é o tipo de anestesia mais comumente associado à sedação odontológica. Algumas pessoas ficam tontos o suficiente com a sedação oral moderada para adormecer durante o procedimento. Eles geralmente podem ser acordados com uma sacudida suave.
  • Sedação moderada IV . Você recebe o sedativo através de uma veia, então ele funciona mais rapidamente. Este método permite que o dentista ajuste continuamente o nível de sedação.
  • Sedação profunda e anestesia geral . Você receberá medicamentos que o deixarão quase inconsciente ou totalmente inconsciente - profundamente adormecido - durante o procedimento. Enquanto você está sob anestesia geral, você não pode ser facilmente acordado até que os efeitos da anestesia passem ou sejam revertidos com medicação.

Independentemente do tipo de sedação que você receber, você também precisará de um anestésico local - um medicamento anestésico no local onde o dentista está trabalhando na boca - para aliviar a dor se o procedimento causar algum desconforto.

Quem pode ter sedação no dentista?

A sedação é mais apropriada para pessoas com medo ou ansiedade real que as impede de ir ao dentista.

A odontologia de sedação também pode ser apropriada para pessoas que:

  • tem um baixo limiar de dor
  • não consigo sentar quieto na cadeira do dentista
  • tem dentes muito sensíveis
  • tem um reflexo de vômito ruim
  • precisa de uma grande quantidade de trabalho dentário concluído

Às vezes, as crianças recebem sedação se tiverem medo de ir ao dentista ou se recusarem a cooperar durante a visita. O óxido nitroso tende a ser seguro em crianças e quase qualquer dentista pode administrá-lo. Uma porcentagem menor de odontopediatras é treinada para dar sedação oral em crianças. A sedação oral pode ser segura quando mantida dentro da dose recomendada para a idade e o peso da criança .

Qualquer dentista pode realizar sedação?

A maioria dos dentistas pode administrar sedação mínima (como óxido nitroso ou comprimidos). Um número crescente de dentistas pode dar sedação moderada. No entanto, apenas uma pequena porcentagem de dentistas que concluíram treinamento em sedação profunda e anestesia geral pode usar essas técnicas mais complexas. Esses dentistas são geralmente cirurgiões orais e maxilofaciais e anestesiologistas dentistas. Alguns dentistas usam um anestesiologista , especialmente treinado para administrar todos os níveis de sedação e anestesia a crianças e adultos.

O conselho odontológico de cada estado regula cuidadosamente o uso de técnicas de sedação. Muitos estados exigem que os dentistas tenham autorizações para realizar a sedação.

Quão segura é a odontologia de sedação?

Sempre existe o risco de se obter anestesia. No entanto, geralmente é seguro quando administrado por dentistas experientes. No entanto, certas pessoas, como as obesas ou com apneia obstrutiva do sono , devem conversar com seu médico antes de receberem sedação. Isso porque eles têm maior probabilidade de desenvolver complicações com a anestesia.

É importante certificar-se de que seu dentista seja treinado e qualificado para administrar o tipo de sedação que você receberá. Para ser um paciente inteligente, você deve certificar-se de que as seguintes coisas sejam feitas:

  1. Antes do procedimento, seu dentista deve revisar seu histórico médico. Seu dentista também deve determinar se você é um candidato adequado para sedação e perguntar sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando atualmente.
  2. Você deve perguntar qual dose de sedativo é apropriada para sua idade e saúde.
  3. É importante saber quanto treinamento o dentista tem e quantos procedimentos ele realizou com sedação. Quanto mais procedimentos o dentista realizar, melhor.
  4. Você deve receber um formulário detalhando os riscos do procedimento. Examine-o com cuidado com o seu dentista. Faça perguntas se não tiver certeza de alguma das palavras.
  5. O dentista deve monitorar seus sinais vitais durante o procedimento de acordo com as diretrizes. O dentista também deve oferecer oxigênio - ventilação artificial - e medicamentos que revertam os efeitos da sedação, caso seja necessário.