DENTES DO SISO – PORQUE TEMOS QUE TIRAR ? A CIRURGIA TEM RISCO? ENTENDA O PASSO A PASSO

Os sisos são os terceiros molares (os dentes mais posteriores das arcadas dentarias) e têm a função de triturar o alimento e deixar o bolo alimentar bem mastigado para ser engolido(quando estão bem posicionados). A erupção dos sisos costuma acontecer entre 15 e 19 anos.

No entanto, a evolução humana fez com que, de certa maneira, os dentes do siso perdessem sua função. Isso porque passou-se a cozinhar os alimentos para torná-los mais macios ao consumo, exigindo menos mastigação e força da mandíbula.

A retirada do siso só deve ser indicada se este dente estiver causando algum problema. O profissional vai fazer uma avaliação para verificar se o dente tem espaço e condição para nascer, além de investigar se existem problemas que justifiquem a cirurgia de remoção por meio de exames (radiografia panorâmica da face e/ou tomografia).

Os dentes do siso devem ser removidos em casos de inflamação(pericoronarite), falta de espaço na arcada gerando um mau posicionamento do dente, impossibilidade de uma boa higienização causando acumulo de bactérias no local, lesões císticas ao redor do dente, indicações ortodônticas para alinhamento dos outros dentes. Sisos inclusos e impactados sem a possibilidade de correta erupção também devem ser removidos. A cirurgia para remoção dos sisos é segura quando é bem indicada e realizada por profissional habilitado seguindo sempre um protocolo rigoroso:

Nosso Protocolo

• Pré operatório : avaliação clínica, radiográfica e de exames laboratoriais se necessário. Orientações, prescrição medicamentosa (geralmente analgésicos e antibióticos) e agendamento.
  • Trans operatório: Anestesia local (com ou sem sedação), profilaxia dental e lingual para remoção de placa bacteriana, antissepsia facial, paramentação dos profissionais e paciente, cirurgia. No pós operatório imediato aplicamos o laser terapêutico para analgesia, prevenção de edema e melhor reparação tecidual.
  • Pós operatório: Acompanhamos a evolução do paciente através de teleconsultas e através disso podemos detectar qualquer anormalidade pós operatória e intervir se necessário. A partir do 5° dia pós operatório podemos realizar a remoção da sutura.

A REMOÇÃO DO SISO DEVE SER REALIZADA QUANDO É INDICADA PELO DENTISTA, EVITANDO-SE ASSIM PROBLEMAS COMO INFECÇÕES, LESÕES, DIFICULDADE DE ABERTURA BUCAL (TRISMO) ENTRE OUTROS.