CÂNCER DE BOCA: RISCOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Apesar de ser uma doença silenciosa, o câncer de boca é extremamente agressivo e metastático, ou seja, se espalha facilmente para outras regiões do corpo.

O primeiro sintoma costuma ser o aparecimento de lesões, aftas e feridas na região oral. Dentro da boca, deve-se observar com atenção a gengiva, bochechas, céu da boca e na parte de cima e debaixo da língua (através do autoexame da boca). É importante observar também os lábios, sendo que as lesões costumam aparecer com mais frequência no lábio inferior.

O desenvolvimento do câncer de boca possui uma relação notável com o uso exagerado de substâncias como o tabaco e o álcool, além das infecções por HPV (papilomavírus humano). Outros fatores que também podem favorecer o desenvolvimento do câncer de boca é a extensa exposição solar, prótese dentárias mal adaptadas, dentes fraturados com bordas cortantes, presença de focos infecciosos e má higiene bucal causando a inflamação dos tecidos bucais que podem sofrer mutações.

O tratamento para o câncer de boca é realizado pelo médico oncologista. Na maioria das vezes, a cirurgia para remoção do tumor ou lesão é necessária. Depois, o paciente pode passar por sessões de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

Na Clínica Patrícia Galli, você pode realizar uma avaliação completa da sua saúde bucal para identificação de possíveis feridas. A partir dessa avaliação será definida uma conduta em casos de lesões bucais, como biopsia da lesão, solicitação de exames complementares (sangue e de imagens) e, se necessário, encaminhamento ao médico oncologista em casos de hipótese diagnóstica de lesões malignas. As cirurgias de lesões benignas são realizadas, tratadas e acompanhadas pela Dra. Patrícia.

Enfatizamos que o autoexame da boca é fundamental para a prevenção de câncer bucal e que se for detectada qualquer lesão (ferida) o dentista deve ser procurado o mais breve possível.